Ecovilas

23 Out

Já ouviu falar sobre isso? A Global Ecovillage Network (GEN) – uma instituição que conecta pessoas e comunidades a diversas iniciativas sustentáveis ao redor do mundo, direcionando os interessados no aprendizado de um modo de vida verdadeiramente sustentável – define assim uma ecovila:

“Ecovilas são comunidades rurais ou urbanas de pessoas, que buscam integrar um ambiente social assegurador de um estilo de vida de baixo impacto ecológico. Para atingir este objetivo, as ecovilas integram vários aspectos do projeto ecológico, permacultura, construções de baixo impacto, produção verde, energia alternativa, práticas de fortalecimento de comunidade e muito mais.”

As ecovilas reúnem todo o pensamento sustentável sistêmico. Tudo o que envolve uma comunidade desse tipo passa pelos princípios de preservação do meio ambiente, diminuição do impacto produtivo e energético e fortalecimento das relações entre os indivíduos que dividem o mesmo espaço. A busca é sempre pelo benefício coletivo em conjunto com a natureza. Iniciativas desse tipo estão aparecendo em todo lugar do mundo, inclusive no Brasil.

Vale a pena a visita no site do Movimento Brasileiro de Ecovilas onde eles relacionam diversas instituições que ministram cursos e/ou direcionam pessoas interessadas nesse aprendizado.

Deixe um comentário